
Como utilizar a internet na educação
O professor José Manuel Moran, fala no seu texto “Como utilizar a internet na educação”, com uma linguagem acessível e bastante interessante. A internet como instrumento de utilidade pública, livre, descentralizada e ameaçadora. Aborda também as grandes contribuições da internet para a educação, como uma nova forma e com a possibilidade de integração de novas mídias tornando o processo educacional mais criativo. Segundo Moran “ mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua”. A pesquisa na internet facilita para professores e aluno e ao mesmo tempo traz grandes problemas quando utilizada sem bom senso. A orientação de um bom profissional facilita a pesquisa e ajuda na construção de uma base sólida para que os outros meios tecnológicos não sejam esquecidos, mas que aconteça a integração com os outros meios já conhecidos.
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/digital/2005/07/como-utilizar-internet-na-educao_07.html
De acordo com o trecho citado acima e com base no texto do profº Moran, Integrar a internet é o desafio no processo ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação aberto, é interagir a internet com outras tecnologias na educação com uma visão pedágogica, criativa, aberta e com responsabilidades.
Concordo com o professor Moran quando ele diz: “ A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnologia”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário